Receitas, culinária e gastronomia, por Luciana Mastrorosa

Guloseima


Nova colunista, direto do Canadá

Posted on janeiro 11, 2012 by Luciana Mastrorosa

Para estrear essa nova fase do Guloseima, convidei uma amiga querida para dividir com a gente algumas aventuras gastronômicas direto de sua nova morada: Toronto, no Canadá. A primeira coluna da Tatiana Barros estreia hoje, com muito orgulho! Espero que gostem, sugiram temas e se divirtam muito com as histórias da Tati. Benvinda, Tatinha! :)

Biscoitinhos para quebrar o gelo!

por Tatiana Barros

Fachada da loja de Mary MacLeod's Shortbread, em Toronto, no Canadá

Fachada da loja de Mary Macleod's Shortbread, em Toronto, no Canadá

Olá! É com muito prazer que começo a escrever para o Guloseima!

Antes de deixar todos com vontade de comer coisas gostosas, gostaria de me apresentar: me chamo Tatiana e a partir de hoje estarei com vocês para dividir as delícias do Canadá, diretamente de Toronto. Nascida e criada em São Paulo, sou grande apreciadora de comidas gostosas e diferentes e é isso que busco aqui no Canadá. Espero que gostem!

Hoje vou falar sobre um lugar que descobri há alguns meses. Eles vendem apenas “shortbread”, que nós conhecemos como amanteigados, aqueles biscoitinhos que só de olhar já ganhamos uns três quilos. O nome do lugar é Mary Macleod’s Shortbread e fica na Queen Street, em Toronto. Apesar de existirem desde 1981 e serem conhecidos mundialmente, esta é a única loja deles. A filosofia da empresa diz que os produtos devem estar sempre fresquinhos (e sempre estão) e por isso produzem apenas pequenos lotes por vez.

A loja é pequenininha e aconchegante e o cheiro dos biscoitos produzidos logo atrás do balcão deixa qualquer um maluco. O atendimento também é diferenciado e pessoal. A pessoa que me atendeu fez questão de explicar todos os sabores e até ofereceu alguns para eu experimentar.

Mary Macleod, nascida na Escócia, veio para o Canadá há mais de 30 anos e conta que a receita inicial de seus biscoitinhos era de sua avó francesa. E a receita é constantemente aperfeiçoada. Os ingredientes são todos locais, sempre puros e frescos. Além da receita tradicional, eles produzem mais oito sabores. Dentre eles, misturas como chocolate e laranja, chocolate e avelã e café com chocolate branco. Outro ponto alto dos biscoitinhos são as opções crocantes. Pedacinhos de chocolate crocante são adicionados à massa e a textura é completamente diferente de tudo que já experimentei. Algumas das opções:

Shortbreads da Mary MacLeod's

Os vários sabores de shortbreads da Mary Macleod

Toronto, assim como todo o Canadá, é um lugar multicultural e cheio de comidas deliciosas, de lugares puramente tradicionais àqueles que fazem uma releitura das diferentes culturas e tendências. Será um prazer trazer isso para vocês aqui no Guloseima!

Deixo aqui os detalhes da loja e a receita original da Mary para poderem matar a vontade em casa. Caso estejam passeando por esses lados, não deixem de passar por lá!

Mary Macleod’s Shortbread
639 Queen Street East, Toronto, Ontario
(416) 461-4576
http://www.marymacleod.ca

*

BISCOITINHOS AMANTEIGADOS (SHORTBREAD)
receita original da Mary Macleod

ingredientes:
1 ¼ xícara (chá) de manteiga (225 gr)
2/3 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (85 gr)
2 colheres (sopa) de frutose
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo durum (55 gr)
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo comum, usada em bolos (340 gr)

Modo de preparo:
Pese todos os ingredientes em tigelas diferentes, com a manteiga na tigela da mistura principal. Misture a manteiga, o açúcar de confeiteiro, a frutose e a farinha de trigo durum, até obter um branco pálido.
Acrescente a farinha comum gradualmente, trabalhando a mistura com as mãos até obter uma massa suave e flexível. Às vezes não é necessário usar toda a farinha. A massa está boa quando parar de grudar nas mãos. Transfira a massa do shortbread para uma tábua de madeira ou polietileno e amasse-a por alguns minutos, até ficar flexível. Corte os amanteigados da maneira que preferir e coloque-os em uma assadeira para biscoitos. Asse-os em forno baixo, a 120°C, por 30 minutos. Gire a forma e asse-os por mais 30 minutos, até dourar. Retire-os do forno, deixe esfriar bem e guarde num pote limpo, com tampa.

9 to “Nova colunista, direto do Canadá”

  1. Pamela disse:

    Parabéns, o blog está lindo! Tem mais recetia de shortbread?

  2. Tatiana disse:

    Oi Pamela,

    A receita que passei no post é realmente gostosa, mas se procura algo mais simples, posso recomendar esta aqui:

    Ingredients

    * 1 xícara de manteiga, amolecida
    * 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
    * 1/4 de xícara de Amido de milho
    * 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo

    Modo de preparo

    1. Pré-aqueça o forno à 190C.
    2. Bata a manteiga com um “mixer” até ficar cremosa. Misture o açúcar de confeiteiro, o amido de milho e a farinha. Bata em velocidade baixa por um minuto e depois em velocidade alta por 3-4 minutos. Use uma colher de sopa para dar forma aos biscoitos e coloque-os em uma assadeira sem untar à dois centímetros de distância um do outro.
    3. Asse por 12 a 15 minutos no forno pré-aquecido e preste atenção para as bordas não dourarem demais.

    Depois nos conte o resultado :)

  3. Zeh disse:

    Amor, o novo Guloseima está muito gostoso, parabéns! ;-) E Tati, bem-vinda com sua coluna, gostei muito! Aliás, a explicação para essa loja de biscoitos ser tão boa é muito simples: ela é uma imortal, uma highlander do clã MacLeod! Deve ter melhorado as receitas ao longo de centenas de anos. Espero que ninguém corte a cabeça dela tão logo pq quero conhecer o lugar ao vivo! :-) NOSSA, Q INFAME! hahahahahahah

  4. carla disse:

    Adorei o blog! Tatiana, moro no Canada e vou visitar a loja de shortbread! Yumi. Outra coisa que me chamou a atencao:o fato de ter atendimento personalizado. Coisa rara aqui no Canada…bjs

  5. Carla, ficamos felizes com sua visita! :) Manda notícias pra gente do Canadá! beijos, Luciana

  6. Eee, amor, obrigada pela preferência! :) Gostei da sua interpretação sobre o clã MacLeod. Acho que a Tati vai concordar ;) Vamos lá pro Canadá conhecer essa lojinha de shortbreads? bjsss

  7. Tatiana disse:

    Oi Carla,

    Vá visitar a loja, você não irá se arrepender, mas cuidado, pois são tão gostosos que você sentirá falta deles depois :)

    Sobre o antendimento, concordo com você. Justamente por fugir da norma fiz questão de comentar.

  8. Tatiana disse:

    “Amor”, você tem toda razão, o blog está lindo mesmo e a biscoiteira highlanter será protegida por mim, não deixarei ninguém cortar a cabeça da tia, ninguém ficará entre minha barriga e aqueles biscoitinhos!

  9. Zeh disse:

    É, a lojinha deve ser como solo sagrado. ninguém corta a cabeça de ninguém! :-)



Leave a Reply


  • Livraria

    Pingado e Pão na Chapa

    Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã é meu primeiro livro de culinária e gastronomia. Nele, além de comentar as curiosidades sobre a primeira refeição do dia, também dou receitas saborosas para incrementar o café da manhã. Quer comprar? Vai aqui.

  • Arquivo Guloseima



↑ Top